quinta-feira, 29 de julho de 2010

Qual a diferença entre Kinect e Move

Nessa nova era dos games está surgindo novas maneiras de se jogar.
Iniciado pelo console na Nintendo (Wii) e agora pela Microsoft (Xbox 360) e Sony (PS3) a interação do jogador com o vídeo games chega ao um novo patamar.

Todos funcionam através dos movimentos, então qual a diferenças entre eles:

Kinect

Vamos começar pelo mais polêmico e aguardado de todos.
Apesar de ser baseado em captar movimentos do jogador, como o Wii veio fazendo nos últimos anos, a proposta da Microsoft é bastante inovadora, pois, o controle foi totalmente abolido e deu lugar ao corpo todo do jogador. O Kinect possui duas câmeras. Uma RGB com 640×480 pixels, usada para reconhecimento de face e exibição de vídeos. A outra é a grande sacada: uma câmera infravermelho para captar profundidade. Com esta dupla de câmeras, o Kinect é capaz de detectar até seis pessoas no ambiente, mas somente duas podem jogar ao mesmo tempo.

A ideia da câmera infravermelho é simples. Ela preenche o ambiente com uma luz invisível ao olho humano que cria um mapa de calor do jogador. Isso faz com que ela seja capaz de captar movimentos até mesmo no escuro. Ao criar este mapa, os membros do jogador mais próximos da tela ficam mais destacados e desta forma o sistema de processamento consegue distinguir os movimentos.

Além disso, o sistema também conta com reconhecimento de voz. Se o Kinect funcionar bem, pode apostar que será muito revolucionário.

Move

A Sony foi bastante criticada pelo Move, acusada de plagiar o Wiimote, mas não é bem assim. O novo acessório para Playstation 3 tem a proposta de ser o mais preciso controle de movimentos no mercado unido ao melhor gráfico. Ele utiliza uma esfera luminosa, uma câmera, dois sensores inerciais e um magnetômetro para captar os movimentos. Calma, eu explico.

* Esfera luminosa: A esfera pode brilhar em 360 cores diferentes. A câmera capta as cores do ambiente e faz um processamento para que a esfera brilhe numa cor fácil de distinguir. A câmera sabe a distância do controle pelo tamanho que a esfera fica quando está mais distante ou mais próxima.
* Playstation Eye (câmera): Esta atua em conjunto com o move e também serve para a exibição de vídeos.
* Sensores inerciais: um acelerômetro e um sensor de velocidade, para captar a rotação do controle e o movimento geral do mesmo.
* Magnetômetro: este mede a orientação do campo magnético da Terra e calibra os sensores inerciais para evitar falhas.

Um simples controle sem fio também acompanhará o Move, chamado Navigation Controller. Também será possível que uma única pessoa utilize dois controles Move combinados para jogar.

Fonte: http://destroyergames.blogspot.com/2010/07/qual-diferenca-entre-kinect-move-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário